quarta-feira, 19 de junho de 2013

Várzeas vai ter obra...

Notícia da Lusa de 18-06-2013
___________________________

Câmara da Mealhada lança concurso público para qualificação da Aldeia de Várzeas

  Mealhada, 18 jun (Lusa) – A Câmara da Mealhada anunciou hoje ter lançado o concurso público para a “empreitada de valorização e dinamização turística” da Aldeia de Várzeas, nas encostas da Serra do Buçaco, perto do Luso.

O projeto prevê um investimento da ordem dos 245 mil euros (acrescidos de IVA) e um prazo de execução de 154 dias, revela uma nota hoje distribuída pelo gabinete de comunicação do município da Mealhada.
“A obra prevê a preservação, valorização e qualificação do ambiente e património rural da aldeia e ainda a contribuição para o desenvolvimento económico e a dinamização turística” da aldeia, cuja “beleza paisagística é marcada pelas águas que correm da Mata Nacional do Buçaco e a atravessam em ribeiras e riachos”, salienta a mesma nota.
O projeto, elaborado por técnicos do município, a partir do programa de arquitetura do gabinete dos arquitetos António Figueiredo e Armindo Santos, abrange “a totalidade da zona ribeirinha da aldeia, desde o moinho de água até à ponte rodoviária sobre o ribeiro, numa extensão de 350 metros”.
Além da “qualificação do ambiente e património da aldeia”, a intervenção pretende também “potenciar a dinamização de atividades turísticas, de animação e de lazer” na localidade, contribuindo assim para "a melhoria da qualidade de vida da sua população”.
A Aldeia de Várzeas pode assumir um importante papel para “a oferta turística do concelho”, pois integra os circuitos e percursos da vila termal do Luso e da Mata Nacional do Buçaco, sustenta a Câmara da Mealhada.
O projeto prevê tornar “a aldeia num espaço ambiental bem preservado e protegido, com forte atratividade para o desenvolvimento de atividades de lazer, turismo e desporto” e criar condições para “reinventar a economia rural, promovendo a produção de mais e novos produtos agrícolas, de artesanato e novos serviços”.
A Câmara da Mealhada acredita que, com esta requalificação, será possível “atrair novos públicos”, criar “sinergias com o espaço envolvente” e incentivar o empreendedorismo local.
O empreendimento “complementa o ciclo de regeneração urbana e revitalização da vila termal do Luso” e enquadra-se nos “objetivos da Agenda 21 Local, por visar a qualificação e valorização ambiental do espaço e promover a qualidade de vida e o desenvolvimento sustentável”.
De “traços únicos”, Aldeia de Várzeas é particularmente “conhecida pelo atravessamento aéreo da ponte ferroviária da linha da Beira Alta, uma imponente obra de Eiffel”.

JEF // SSS
                 Lusa

-----------------------------                                          notícia no JM»

 
 
O que diz a CMM:
_____________________________________________________________________________
Adjudicação da empreitada de "Valorização e Dinamização Turística – Percurso de Várzeas - Luso" (11/09/13)
Preço: 189 909, 24€ + IVA - Prazo de Execução: 154 dias
Empresa: António Lopes Pina Unipessoal, Lda.