quinta-feira, 26 de março de 2009

25 de Março - 60 anos...

Esta data (25 de Março) vem sendo lembrada nos últimos anos. É o dia em que, no já longínquo ano de 1949, foi preso no Luso o dirigente comunista Álvaro Cunhal.
este ano completam-se 60 anos. Embora um pouco atrasado, não queria deixar de também registar a efeméride. Mas, os blogues vizinhos já a registaram, pelo que não interessa acrescentar mais, ficam em baixo os links para esses posts e notícias:

>
blog de Ferraz da Silva»» >amo-te Luso»» >notícia JN»»

E que um tal "Dr Feio", em vez de estar numa prateleira num jazigo em Val da Ribeira, seja enterrado e a terra lhe seja tão leve como o peso da serra do Buçaco.

segunda-feira, 23 de março de 2009

E para quando a fundação Várzeas?

Já há (a)fundações Água de Luso, e da Mata do Buçaco. agora, só falta a fundação Várzeas.
Não haverá por aí uns patronos com "cacau" para patrocinar a Fundação Várzeas? É que, ou há moralidade ou comem todos, como diria o nosso amigo Sebastião Abrantes.



...

Luso-Inova reduzido à expressão mínima...

Diz um blogue local (referindo-se à revitalização das Termas):
"Falta de ambição sobretudo quanto à recuperação dos níveis de frequência que são próprios do Luso no panorama do termalismo nacional, bem presente na drástica subalternização do termalismo clássico na concepção do projecto, com um retorno à área existente anterior a 1934 (mil novecentos e trinta e quatro), que despreza o objectivo perfeitamente ao alcance do Luso de ter 2500/ 3000 termalistas/ano que representam um milhão de euros de receita dentro do Balneário e por consequência três milhões de euros em proveitos distribuídos cá fora, pelo alojamento a restauração e o comércio locais.Finalmente, num movimento cujo único objectivo é contribuir activamente para o desenvolvimento do Luso e de TODAS as suas empresas e negócios, resta-nos, com base no clima de concórdia e confiança que tem sido apanágio do último ano, ter uma razoável dose de confiança num futuro que, estando muito longe daquilo que se poderia fazer com este volume de investimento, é no entanto óptimo, face ao estado de carência em que se encontram as termas e o Luso.

E, apetece-nos dizer uma asneira; PORRA!... essa treta do LUSO-INOVA que tão falado foi há uns meses foi a tal montanha que pariu este rato?

domingo, 15 de março de 2009

Extensão de Saúde de Luso finalmente pronta


Extensão de Saúde do Luso abre na segunda-feira
sem corta-fitas
...
Jornal da Mealhada - 13 Mar 2009 - A Extensão de Saúde do Luso vai abrir ao público na próxima segunda-feira, 16 de Março,...JM»

quinta-feira, 5 de março de 2009

Buçaco - já há afundação...

Notícias frescas (5-3-2009):

O Conselho de Ministros, reunido hoje, aprovou, entre outros:
... Decreto-Lei que cria a Fundação Mata do Buçaco e aprova os respectivos Estatutos
Este Decreto-Lei vem criar a Fundação Mata do Buçaco, com o objectivo de gerir de forma integrada o património florestal, histórico, cultural e religioso inserto na Mata Nacional do Buçaco, regulando as diferentes competências e sensibilidades que nela estão representadas.
A Mata Nacional do Buçaco, para além da singularidade florestal que a caracteriza, possui um conjunto de outras características, de ordem cultural, turística e religiosa que importa salvaguardar e gerir de forma integrada e que vão além das atribuições da Autoridade Florestal Nacional ou de qualquer outra instituição pública... ver comunicado do CM»»

Governo cria Fundação da Mata do Buçaco
Agroportal -
Por proposta do Ministro da Agricultura, do Desenvolvimento Rural e das Pescas, Jaime Silva, o Conselho de Ministros aprovou hoje o Decreto-Lei que cria a Fundação Mata do Buçaco ...

Aprovada Fundação Mata do Buçaco,
On Line News

Nova capela da Via Sacra

Há dias, estava este lindo contentor junto à garagem do Buçaco.
E a alma do Sebastião que por ali cirandava perguntou:
Será isto uma nova capelinha da Via Sacra?
Não, disse-lhe o AfroLuso, isso é mais uma casinha projectada pelo semi-engº Socrates!


Mata do Buçaco pode perder 1,3 milhões de euros
Jornal de Notícias - ‎2009/03/02‎
A Mata Nacional do Buçaco, Mealhada, corre o risco de perder 1,3 milhões de euros, do III Quadro Comunitário de Apoio, se não concluir obras até 30 de Junho ...