terça-feira, 11 de outubro de 2005

Buçaco-"Círculo Verde" quer promover turismo ecológico



Buçaco

Círculo Verde" quer promover turismo ecológico

Uma nova organização ambientalista, denominada "Círculo Verde", quer promover o turismo ecológico em Portugal, através de visitas guiadas a pé a zonas com interesse ambiental e cultural, nomeadamente Mortágua e Luso/Buçaco. Um dos promotores do projecto, Manuel Cristiano, radicado desde os anos 80 no Reino Unido, disse hoje à Agência Lusa que o chamado "turismo verde e alternativo", também conhecido por "walking hollidays", não têm sido muito aproveitado em Portugal enquanto vector de educação ambiental. "Há um Portugal natural, rural, de interesse paisagístico, com património cultural a redescobrir, através de férias educativas todo o ano, em contraste com as mensagens publicitárias de férias em resortes turísticos, consumistas", realçou.
A inspiração para o projecto, que está a ser desenvolvido por pessoas de Mortágua e da região de Aveiro, surgiu do trabalho realizado pela associação Ramblers, "a maior organização de walking hollidays do Reino Unido", explicou. "No ano passado, o Bruno Gomes, de Mortágua e ex-emigrante no Reino Unido, propôs-me a ideia de, a partir de uma casa rural que possui no concelho, criarmos em Portugal algo semelhante à Ramblers. Após visitar o local e as instalações, em Setembro passado, nasceu o projecto", contou. Segundo Manuel Cristiano, "se tudo correr bem, lá para a Páscoa de 2005" deslocar-se-ão à região de Mortágua pessoas ligadas à defesa do ambiente - das organizações britânicas Ramblers e E- Christian Ecology Link - e, nessa altura, será feita a escritura pública do Círculo Verde. A partir daí, a nova organização pretende atrair regularmente a Portugal "visitantes britânicos e irlandeses, pessoas empenhadas e interessadas nas áreas de educação ambiental e património cultural", esperando ter "um bom relacionamento" com os grupos ambientalistas portuguesas. Manuel Cristiano explicou que o Círculo Verde é "um novo projecto de defesa do património natural e cultural" de Portugal.
Nesse âmbito, promete divulgar sempre as suas actividades culturais e ambientalistas junto das associações britânicas, de forma a promover turisticamente as zonas do país que acarinha. "O Algarve e outros algarves podem gastar milhões em promoção turística. As pequenas autarquias não podem, porque não têm milhões, mas têm um importantíssimo património cultural e natural a oferecer", sublinhou.
Querem fazer o favor de comentar?

4 comentários:

Anónimo disse...

Top Cyber News 10/11
These days, all you need to sell something on eBay is a user name, a registration form and some stuff you or someone else wants to get rid of for quick cash, but if some officials in North Dakota get their way, ...

A Wonderful Blog on The Net

I have a stun baton store for pretty much all the stun baton related stuff.

Check it out:-)

Empower You Again an Again:

Master Sites
Family Income Increase - News on cashing in greater income for your family.
Master of eCommerce - eCommerce for the Now and the Future. We are here to support with friendly but powerful tools and services.
Network Built from Your Desktop - For successes in your own powerful online network and sales. This is NOT MLM.
The Market Leader - Leading source of powerful products and services for millions of webmasters and marketers! A Must!
Email 1000s of PayPal Customers SPAM FREE - Email 1000s of PayPal members each day for Only $12 per year.
Nutritional Supplements - The leading source of natural nutritional supplements developed to meet a wide range of your personalcare needs.
Self Defense Stun Pens - Stun pens, stun guns, stun batons and pepper spray protecting the personal safety of your family members.
Vitamin Power Store - An exclusive line of over 300 highest-quality, natural nutritional products, developed to meet a wide range of health and personal-care needs.

Adelo disse...

Alguém sabe dizer-me como impedir o SPAM aqui nos coments, já que não é nada agradável mal se acaba de colocar um post, aparecer um ou mais coments indesejáveis a a tentar impingir-nos algo que não pedimos.

cantaopisco disse...

O lápis azul está devolta ao AMO-TE LUSO!
Os comentários estão outra vez reservados aos possuidores do "cartão dourado", uns quaisquer privilegiados, os amigalhaços e os outros, os meros comentadores, ficam de fora...
Decisões arbitrárias, ao sabor do livre arbítrio do menino de corrida a quem deram um brinquedo e que, de vez em quando resolve atirar borda fora todos os outros, os que não estão à mesa do rei, sem indicar qualquer motivou justificação por mais ínfima que seja: apetece-me e está tudo dito!
A censura é muito gira...
É aquela questão do "poder absoluto" que corrompe absolutamente: eu é que sou o presidente e faço o que bem me apetece!...
Enfim, influências dos astros e do bacilo de cock...
Fechem o círculo e já agora peçam um cartão de aderentes à Opus Dei ou à Maçonaria...

Carapau de Corrida disse...

caro cantaopisco

se me enviar o seu e-mail, terei todo o gosto em lhe explicar o que se passou e em lhe enviar o convite para postar e comentar.

Já anteriormente o excluí e não gostaria que isso acontecesse novamente.

cumprimentos